A missão, integrada no projeto “Semear, Colher e Vender” que envolveu empresários cabo-verdianos e açorianos que reuniram-se nos Açores no decorrer do mês de Abril. A missão empresarial foi uma oportunidade de partilha de conhecimentos e cooperação visando ultrapassar os desafios impostos pela insularidade.

A comitiva visitou algumas empresas nos Açores e para Marcos Rodrigues, presidente da CCS, os Açores são o parceiro ideal para Cabo Verde por terem um tecido empresarial, em termos de pequenas e médias empresas, com características semelhantes ao contexto nacional. O mesmo acredita que as relações de parceria entre os arquipélagos devem ser reforçadas quer a nível empresarial como governamental.

Neste sentido Marcos Rodrigues realizou vários encontros, nomeadamente, com o Presidente da Câmara de Comércio de Ponta Delgada e os Presidentes das Câmaras de Santa Maria, Nordeste e de Ponta Delgada. Para Marcos Rodrigues o encontro com o Presidente da Câmara de Comércio de Ponta Delgada, Mário Fortuna, foi importante do ponto de vista das parcerias entre as entidades para o desenvolvimento do setor agroindustrial em Cabo Verde.

Para os empresários Cabo-Verdianos a ida aos Açores permite adquirir novas ideias e contribuir para o desenvolvimento da agricultura no país. Para o empresário António Correia, esta visita permite juntar sinergias e aprender com a experiência empresarial nos Açores que está numa fase mais avançada do que Cabo Verde e trazer para o país novas práticas para resolver alguns dos problemas existentes no país.

Para o empresário, Danilson Silveira, é uma grande oportunidade de aprendizagem e de conhecer novas tecnologias que são importantes para desenvolver o país. Para este empresário a pandemia veio mostrar a necessidade de se produzir mais em Cabo Verde.

Fonte: CCS